Pular para o conteúdo principal

Verificação da glicemia capilar

A verificação da glicemia capilar é um procedimento muito importante para quem tem diabetes para maior segurança e melhor resultado com as aplicações da insulina. O aluno que possui diabetes tipo 1 (DM1) também deve verificar a glicose no sangue (glicemia) várias vezes ao dia, o que inclui o período escolar.

A verificação da glicemia é fácil, rápida e quase indolor. Para isto é necessária uma amostra gota de sangue capilar, que é obtida através de leve picada na ponta dos dedos das mãos, utilizando uma lanceta descartável. Essa gota é depositada em uma tira reagente e um aparelho chamado glicosímetro faz a leitura da tira, mostrando o valor da glicose no sangue naquele momento do teste.

Os horários de verificação da glicemia são recomendados pelo médico e servem para ajustar a dose de insulina e para gerenciar melhor o tratamento do aluno com DM1. Muitas vezes a verificação da glicemia é realizada pelo próprio aluno que possui DM1, mas dependendo da idade, da insegurança, do medo ou mesmo por vergonha, fica por conta de um familiar ou adulto que acompanha o tratamento.

São muitos os modelos de glicosímetro disponíveis no mercado e alguns são oferecidos de forma gratuita pelo SUS, juntamente com as lancetas, tiras reagentes, seringas e insulina.

A escola precisa disponibilizar um ambiente para que esse aluno com diabetes faça a verificação da glicemia capilar com conforto segurança e sem discriminação.

Referências: Adaptado do Portal da SBD (2020).

👉 Centro de Referência Diabetes nas Escolas (CRDE) de Diamantina
👉 Grupo de Estudo do Diabetes (GED) da UFVJM em parceria com o CRDE da Santa Casa de BH.
👉 Contato: e-mail: crde.diamantina@gmail.com

Apoios: PIBEX/UFVJM, Revista Momento Diabetes, CRDE Santa Casa BH.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Glicose alta no sangue aumenta a vontade de fazer xixi?

Você sabia que o nosso corpo nos dá dicas importantes quando a nossa saúde não anda lá muito bem? Fome exagerada, que não passa mesmo depois de se alimentar, e vontade enorme de tomar água várias vezes durante o dia podem ser sintomas de diabetes. A pessoa que não sabe que possui diabetes, ou se esse é mal controlado, tem uma quantidade muito grande de açúcar (glicose) no sangue, que não foi “utilizado” (absorvido) corretamente pelo organismo, e que deve ser eliminado do corpo! Uma ótima maneira de eliminarmos todo esse açúcar do sangue é através do xixi. Mas, por que a pessoa com diabetes costuma urinar muito? Isso ocorre por causa da dificuldade dos rins de filtrar o açúcar do sangue, o que provoca uma grande perda de água do organismo. Como o corpo precisa repor esta água perdida, surge uma excessiva sensação de sede, o que é recebe o nome de polidipsia. Por isso, um dos primeiros sinais de que a pessoa pode estar com diabetes, ou está com dificuldades para controlar a doença, é a v...

Centro de Referência Diabetes nas Escolas de Diamantina