A verificação da glicemia capilar é um procedimento muito importante para quem tem diabetes para maior segurança e melhor resultado com as aplicações da insulina. O aluno que possui diabetes tipo 1 (DM1) também deve verificar a glicose no sangue (glicemia) várias vezes ao dia, o que inclui o período escolar.
A verificação da glicemia é fácil, rápida e quase indolor. Para isto é necessária uma amostra gota de sangue capilar, que é obtida através de leve picada na ponta dos dedos das mãos, utilizando uma lanceta descartável. Essa gota é depositada em uma tira reagente e um aparelho chamado glicosímetro faz a leitura da tira, mostrando o valor da glicose no sangue naquele momento do teste.
Os horários de verificação da glicemia são recomendados pelo médico e servem para ajustar a dose de insulina e para gerenciar melhor o tratamento do aluno com DM1. Muitas vezes a verificação da glicemia é realizada pelo próprio aluno que possui DM1, mas dependendo da idade, da insegurança, do medo ou mesmo por vergonha, fica por conta de um familiar ou adulto que acompanha o tratamento.
São muitos os modelos de glicosímetro disponíveis no mercado e alguns são oferecidos de forma gratuita pelo SUS, juntamente com as lancetas, tiras reagentes, seringas e insulina.
A escola precisa disponibilizar um ambiente para que esse aluno com diabetes faça a verificação da glicemia capilar com conforto segurança e sem discriminação.
Referências: Adaptado do Portal da SBD (2020).
👉 Centro de Referência Diabetes nas Escolas (CRDE) de Diamantina
👉 Grupo de Estudo do Diabetes (GED) da UFVJM em parceria com o CRDE da Santa Casa de BH.
👉 Contato: e-mail: crde.diamantina@gmail.com
Apoios: PIBEX/UFVJM, Revista Momento Diabetes, CRDE Santa Casa BH.
Comentários
Postar um comentário