Você sabia que o nosso corpo nos dá dicas importantes quando a nossa saúde não anda lá muito bem?
Fome exagerada, que não passa mesmo depois de se alimentar, e vontade enorme de tomar água várias vezes durante o dia podem ser sintomas de diabetes. A pessoa que não sabe que possui diabetes, ou se esse é mal controlado, tem uma quantidade muito grande de açúcar (glicose) no sangue, que não foi “utilizado” (absorvido) corretamente pelo organismo, e que deve ser eliminado do corpo!
Uma ótima maneira de eliminarmos todo esse açúcar do sangue é através do xixi. Mas, por que a pessoa com diabetes costuma urinar muito? Isso ocorre por causa da dificuldade dos rins de filtrar o açúcar do sangue, o que provoca uma grande perda de água do organismo. Como o corpo precisa repor esta água perdida, surge uma excessiva sensação de sede, o que é recebe o nome de polidipsia.
Por isso, um dos primeiros sinais de que a pessoa pode estar com diabetes, ou está com dificuldades para controlar a doença, é a vontade frequente de urinar. Quando isso acontece, a pessoa necessita de muita água para se ver livre de todo esse açúcar (glicose) no sangue. Esse processo de perda de glicose através da urina recebe o nome de glicosúria. Com essa perda enorme de água pelo xixi, o corpo rapidamente se desidrata (perde água) e logo surgem os sintomas dessa desidratação. Por isso, a boca fica seca e dá uma vontade enorme de beber água.
A melhor maneira de quebrar esse ciclo de fome exagerada, muita sede e muita vontade de fazer xixi é controlar a taxa de glicose no sangue, seguindo o tratamento do diabetes recomendado pelos profissionais que cuidam de sua saúde. Afinal, com tratamento correto é possível um bom controle da taxa de açúcar no sangue e, assim, levar uma vida saudável.
Fonte: Adaptado das Diretrizes Sociedade Brasileira do Diabetes 2019-2020.
Comentários
Postar um comentário