Mas, será que as informações a que temos acesso na internet são confiáveis para esclarecer dúvidas sobre diabetes?
Infelizmente, muitos vídeos, fotos e textos da internet trazem promessas de tratamentos “milagrosos” do diabetes, colocando em risco a saúde das pessoas.
Conteúdos de fontes duvidosas são divulgados principalmente nas redes sociais, inclusive, por profissionais de saúde irresponsáveis ou mal-intencionados, que buscam vender seus produtos ou “tratamentos”, sem preocupação alguma com a saúde das pessoas.
Além disso, conteúdos incorretos podem causar pânico pela falta de informação de grande parcela da população brasileira que tem diabetes e que não participou de um programa de educação em diabetes.
É importante ressaltar que o uso de aplicativos, redes e mídias sociais, softwares e fóruns de discussão on-line, embora utilizados com menor frequência, também são importantes ferramentas para compartilhar informações sobre diabetes.
Não se deixe enganar! Nenhum tratamento pode ser realizado com base nas orientações publicadas na internet e nada substitui a consulta individual com profissionais de saúde como médico, nutricionista, enfermeiro, psicólogo, entre outros membros da equipe de saúde que acompanha o aluno ou qualquer pessoa que possui diabetes.
Se você costuma buscar informações na internet, os sites da Sociedade Brasileira de Diabetes e do Centro de Referência Diabetes nas Escolas são fontes de informação confiáveis para atualização e orientação, especialmente sobre o Projeto Diabetes nas Escola.
Referências:
👉 Centro de Referência Diabetes nas Escolas (CRDE) de Diamantina.
👉 Grupo de Estudo do Diabetes (GED) da UFVJM em parceria com o CRDE da Santa Casa de BH.
👉 Contato: e-mail: crde.diamantina@gmail.com ou www.crdediamantina.blogspot.com/
👉 Apoios: PIBEX/UFVJM, Revista Momento Diabetes, CRDE Santa Casa BH.
Comentários
Postar um comentário