Pular para o conteúdo principal

Informações Sobre Diabetes na Internet: Elas são Confiáveis?

Uma das formas de interação entre as pessoas que utilizam a internet, até mesmo no ambiente escolar, ocorre por meio das redes sociais como WhatsApp, Facebook, YouTube, Instagram, dentre outras. 

Mas, será que as informações a que temos acesso na internet são confiáveis para esclarecer dúvidas sobre diabetes?

Infelizmente, muitos vídeos, fotos e textos da internet trazem promessas de tratamentos “milagrosos” do diabetes, colocando em risco a saúde das pessoas.

Conteúdos de fontes duvidosas são divulgados principalmente nas redes sociais, inclusive, por profissionais de saúde irresponsáveis ou mal-intencionados, que buscam vender seus produtos ou “tratamentos”, sem preocupação alguma com a saúde das pessoas.

Além disso, conteúdos incorretos podem causar pânico pela falta de informação de grande parcela da população brasileira que tem diabetes e que não participou de um programa de educação em diabetes.

É importante ressaltar que o uso de aplicativos, redes e mídias sociais, softwares e fóruns de discussão on-line, embora utilizados com menor frequência, também são importantes ferramentas para compartilhar informações sobre diabetes.

Não se deixe enganar! Nenhum tratamento pode ser realizado com base nas orientações publicadas na internet e nada substitui a consulta individual com profissionais de saúde como médico, nutricionista, enfermeiro, psicólogo, entre outros membros da equipe de saúde que acompanha o aluno ou qualquer pessoa que possui diabetes.

Se você costuma buscar informações na internet, os sites da Sociedade Brasileira de Diabetes e do Centro de Referência Diabetes nas Escolas são fontes de informação confiáveis para atualização e orientação, especialmente sobre o Projeto Diabetes nas Escola.

Referências:

1. ALENCAR DC, et al. Diabetes mellitus and the dissemination of information on the Internet: integrative review. Rev. Enferm. UFSM. 2022.
2. SBD. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Quando a desinformação sobre diabetes leva ao pânico. 2023.
3. SILVA, Edson da. 2018. O diabetes na internet e nas redes sociais. Sociedade Brasileira de Diabetes.

Realização:
👉 Centro de Referência Diabetes nas Escolas (CRDE) de Diamantina.
👉 Grupo de Estudo do Diabetes (GED) da UFVJM em parceria com o CRDE da Santa Casa de BH.
👉 Contato: e-mail: crde.diamantina@gmail.com ou www.crdediamantina.blogspot.com/
👉 Apoios: PIBEX/UFVJM, Revista Momento Diabetes, CRDE Santa Casa BH.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Glicose alta no sangue aumenta a vontade de fazer xixi?

Você sabia que o nosso corpo nos dá dicas importantes quando a nossa saúde não anda lá muito bem? Fome exagerada, que não passa mesmo depois de se alimentar, e vontade enorme de tomar água várias vezes durante o dia podem ser sintomas de diabetes. A pessoa que não sabe que possui diabetes, ou se esse é mal controlado, tem uma quantidade muito grande de açúcar (glicose) no sangue, que não foi “utilizado” (absorvido) corretamente pelo organismo, e que deve ser eliminado do corpo! Uma ótima maneira de eliminarmos todo esse açúcar do sangue é através do xixi. Mas, por que a pessoa com diabetes costuma urinar muito? Isso ocorre por causa da dificuldade dos rins de filtrar o açúcar do sangue, o que provoca uma grande perda de água do organismo. Como o corpo precisa repor esta água perdida, surge uma excessiva sensação de sede, o que é recebe o nome de polidipsia. Por isso, um dos primeiros sinais de que a pessoa pode estar com diabetes, ou está com dificuldades para controlar a doença, é a v...

Centro de Referência Diabetes nas Escolas de Diamantina