Pular para o conteúdo principal

Os 7 comportamentos do autocuidado em diabetes

Os 7 comportamentos do autocuidado em diabetes

 

Entende-se por autocuidado o fato de dar atenção a nós mesmos.  Na maioria das vezes, o autocuidado está orientado à nossa própria saúde. Assim, certos hábitos saudáveis deveriam ser realizados por iniciativa própria destinados ao bem-estar. Se você tem diabetes, pode entender o autocuidado como a prática desempenhada por si próprio para o seu benefício, buscando acima de tudo seu bem-estar e promoção da sua saúde.

 

Diante disso, os sete comportamentos do autocuidado em diabetes foram definidos pela Associação Americana de Educadores em Diabetes (do inglês, American Association of Diabetes Educators - AADE), para direcionar a prática de ações educativas e identificar a qualidade dos resultados obtidos com um programa de educação em diabetes.

 

Veja na lista abaixo os sete comportamentos do cuidado em diabetes:

 

1. Comer saudavelmente: seguir um plano alimentar com tipos de alimentos, porções e horários;

 

2. Praticar atividade física regularmente;

 

3. Vigiar as taxas: glicemia (açúcar no sangue), pressão arterial, cetona na urina e peso corporal. O monitoramento da sua taxa de açúcar no sangue é um aspecto relevante do autocuidado. Ajuda a saber se está atingindo as metas de tratamento recomendadas para você.

 

4. Tomar os medicamentos: é recomendável que você busque compreender e utilizar seus medicamentos com responsabilidade, seguindo todas as orientações do médico que cuida de seu tratamento.

 

5. Adaptar-se saudavelmente: procure escolher comportamentos variados de acordo com diferentes situações de seu dia a dia como em viagens, festas, doenças intercorrentes e outros.  Busque se adaptar e aprender a lidar com os desafios de viver com diabetes.

 

6. Resolver problemas relacionado ao diabetes: Tente evitar, identificar e tratar corretamente as situações de hipoglicemia (açúcar baixo no sangue) e de hiperglicemia (açúcar baixo no sangue), e desta forma, você conseguirá melhores resultados no gerenciamento diabetes.

 

7. Reduzir os riscos adotando comportamentos mais que reduzem ou evitem as complicações do diabetes. É muito importante que você saiba reconhecer seu poder de alterar os resultados de saúde, através de medidas preventivas (através de comportamentos preventivos), consultas periódicas com os profissionais de saúde, atitudes para prevenção de complicações, reduzir ou parar de fumar, reduzir o estresse e o uso bebidas alcoólicas.

 

Que tal colocar em prática os 7 comportamentos do autocuidado em diabetes?  Experimente, mesmo que comece com pequenas mudanças para uma vida mais saudável. Aos poucos você perceberá os benefícios em sua saúde!  
























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Glicose alta no sangue aumenta a vontade de fazer xixi?

Você sabia que o nosso corpo nos dá dicas importantes quando a nossa saúde não anda lá muito bem? Fome exagerada, que não passa mesmo depois de se alimentar, e vontade enorme de tomar água várias vezes durante o dia podem ser sintomas de diabetes. A pessoa que não sabe que possui diabetes, ou se esse é mal controlado, tem uma quantidade muito grande de açúcar (glicose) no sangue, que não foi “utilizado” (absorvido) corretamente pelo organismo, e que deve ser eliminado do corpo! Uma ótima maneira de eliminarmos todo esse açúcar do sangue é através do xixi. Mas, por que a pessoa com diabetes costuma urinar muito? Isso ocorre por causa da dificuldade dos rins de filtrar o açúcar do sangue, o que provoca uma grande perda de água do organismo. Como o corpo precisa repor esta água perdida, surge uma excessiva sensação de sede, o que é recebe o nome de polidipsia. Por isso, um dos primeiros sinais de que a pessoa pode estar com diabetes, ou está com dificuldades para controlar a doença, é a v...

Centro de Referência Diabetes nas Escolas de Diamantina