Nas últimas décadas tem ocorrido grandes transformações nas práticas alimentares da população mundial e brasileira. Dentre essas mudanças, destaca-se a redução no consumo de alimentos in natura e minimamente processados e o aumento no consumo alimentos ultra processados, os quais, geralmente apresentam elevada quantidade de sal, açúcar, gorduras, conservantes e calorias.
Essas mudanças têm favorecido o aumento de doenças crônicas, dentre elas, o diabetes mellitus tipo 2. Assim, tanto para prevenção como tratamento do diabetes melitus 2 práticas alimentares saudáveis são importantes para controlar a glicemia e diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Dentre as práticas alimentares saudáveis que devemos adotar diariamente são :
• Estabelecer horários fixos para as refeições;
• Fazer da base da alimentação alimentos in natura e minimamente processados (exemplo: frutas, legumes, arroz, feijão, leite e derivados);
• Evitar o consumo de alimentos ultra processados (exemplo: refrigerantes, chocolates, balas, biscoitos recheados, bolachas, preparações prontas como pizza, salgadinho dentre outros)
• Consumir pelo menos 2 litros de líquido por dia (preferencialmente de água);
• Evitar o uso de cigarros e bebidas alcoólicas;
• Evitar consumo excessivo de carnes vermelhas e carnes processadas como salame, presunto, linguiça dentre outras;
• Adotar um estilo de vida ativo, ou seja, realizar pelo menos 150 minutos de atividade física com semana.
Um estilo de vida saudável faz parte das ações de autocuidado recomendadas para a pessoa com diabetes, além de melhorar a qualidade de vida, diminui riscos de complicações do diabetes, gastos com medicamentos e internações.
Um estilo de vida saudável faz parte das ações de autocuidado recomendadas para a pessoa com diabetes, além de melhorar a qualidade de vida, diminui riscos de complicações do diabetes, gastos com medicamentos e internações.
Referências:
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2019-2020. São Paulo: Sociedade Brasileira de Diabetes, 2019.
Importância da orientação nutricional para indivíduos com glicemia alterada ou diagnóstico de Diabetes Mellitus. Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/7995/1/Luisa%20Borges%20Junqueira.pdf
Comentários
Postar um comentário