Receber a vacina contra a Covid-19 é, sem dúvida, uma satisfação enorme. É a nossa grande esperança de diminuir o contágio da doença, minimizar as formas graves, reduzir o número de mortes, e, especialmente, acabar com a pandemia.
Apesar de tais considerações, mesmo após a aplicação das primeira e segunda doses, ou da dose única da vacina contra a COVID-19, ainda deveremos manter todos os cuidados de prevenção para que o cenário da atual pandemia esteja cada vez mais perto do fim.
Receber a vacina e se descuidar não é correto, pois a pandemia ainda não está controlada. Em vários países onde isso aconteceu, o número de casos da doença voltou a crescer.
Desse modo, mesmo que você já tenha concluído as etapas de vacinação, as precauções devem ser mantidas, uma vez que, ainda que as chances de adoecer pela Covid-19 sejam reduzidas, os imunizados (receberam todas as doses da vacina) ainda podem transmitir a doença.
Devemos ter consciência e manter as medidas de prevenção conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sempre atentos à possibilidade de que novas variantes do corona vírus surjam, apresentando resistência à vacinação. Dito de outro modo, devemos nos lembrar de que a vacina é uma estratégia de proteção coletiva que, como tal, exige respeito e disciplina de toda a sociedade.
Todos os cuidados de prevenção devem ser mantidos, sem exceção, tanto para quem tem diabetes ou não. São eles:
- Utilizar a máscara facial corretamente, cobrindo o nariz e a boca e estando bem ajustada;
- Higienizar as mãos com álcool em gel 70% e/ou água e sabão;
- Higienizar o ambiente doméstico e de trabalho;
- Manter o distanciamento social recomendado;
- Evitar aglomerações;
- Desinfetar superfícies e objetos;
- Se manter bem informado sobre o comportamento da doença.
A pandemia, infelizmente, ainda não acabou. Muitas pessoas adoecem e morrem todos os dias por causa da Covid-19. É necessário, portanto, termos mais paciência e fôlego extra para que a sonhada luz no fim do túnel chegue com segurança para todos nós.
Comentários
Postar um comentário