Tomar vitamina C ou qualquer outro tipo de suplemento diminui o risco de COVID-19 no aluno com diabetes tipo 1?,
O uso de vitamina C e de outros suplementos vitamínicos e minerais no tratamento de várias doenças tem sido alvo de grandes discussões e pesquisas.
Não há evidências científicas de que o consumo de vitamina C ou outro suplemento é efetivo no tratamento ou diminuição do risco de COVID-19 para qualquer indivíduo, incluindo crianças e adolescentes com diabetes tipo 1.
No entanto, sabe-se que o consumo regular destes itens auxilia no fortalecimento do sistema imune, o que poderá ajudar no "combate" mais rápido do vírus.
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, é aconselhável que pessoas com diabetes consumam de duas a quatro porções de frutas, sendo pelo menos uma rica em vitamina C (frutas cítricas, por exemplo laranja), e de três a cinco porções de hortaliças cruas e cozidas. Nozes, castanhas e algumas sementes que se pode comer também são excelentes fontes de micronutrientes que podem trazer benefícios à saúde.
Assim, uma alimentação saudável, com inclusão de alimentos ricos em vitaminas e minerais é uma boa opção para e o fortalecimento do sistema imune!
Algumas pessoas podem precisar de usar, por exemplo, a vitamina C em forma de comprimidos para garantir a quantidade necessária para o corpo.
Mas atenção! Sempre procure um profissional de saúde para acompanhamento de seu estado de saúde, pois cada indivíduo possui necessidades específicas e o excesso desses nutrientes também pode ser prejudicial
Fontes: SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES (SBD). Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2019-2020). São Paulo: AC Farmacêutica, 2019.
Comentários
Postar um comentário