Olá pessoal! Hoje vamos fazer uma reflexão bem interessante, que é a importância da educação na saúde da pessoa com diabetes. De forma geral, nossa sociedade tem poucas informações básicas sobre o diabetes melittus e seu tratamento. Bem sabemos que diante de uma doença crônica como diabetes, nem sempre é fácil de receber o diagnóstico, não é mesmo? Afinal ocorrem mudanças profundas na vida da maioria das pessoas, que podem gerar sentimentos de angústia e desespero, que prejudicam as habilidades de agir e de pensar.
Assim, a Educação em Diabetes tem como objetivo a garantia do autocuidado em diabetes e assim promover a qualidade de vida da pessoa que possui diabetes, aliviar a sobrecarga no sistema de saúde e evitar hospitalizações resultantes do diabetes mal controlado. A sua importância é tão grande, pessoal, que ela é considerada parte do próprio tratamento da doença, e por isto, deve ser inserida em todos os níveis de assistência à pessoa com diabetes.
Como um exemplo bem-sucedido de Educação em Diabetes, vamos falar um pouquinho de um importante projeto de extensão universitária, que desenvolvemos e pelo qual temos muito orgulho, que é o Centro de Referência Diabetes nas Escolas de Diamantina (CRDE Diamantina). O projeto iniciou suas atividades no início do ano de 2018, com apoio do CRDE da Santa Casa BH.
As ações educativas vêm sendo desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar, a fim de capacitar os profissionais de escolas de ensino médio, fundamental e/ou creches, em relação aos cuidados necessários ao aluno com diabetes, para que pais e alunos tenham segurança com o tratamento durante o período escolar. As ações buscam desmistificar o diabetes, dando apoio necessário para prevenir o bullying contra estudantes com diabetes, além de orientar os alunos sem diabetes e seus pais sobre prevenção do diabetes tipo 2, combate ao sedentarismo, alimentação saudável e autocuidado em diabetes. Outro compromisso do projeto é alertar os profissionais de saúde e de educação quanto às necessidades do aluno com diabetes nas escolas.
Durante a pandemia até o presente momento, as ações foram realizadas de forma remota. Vale mencionar que em 2021 o projeto beneficiou diretamente mais de 190 funcionários e 1.530 estudantes e seus respectivos familiares.
Comentários
Postar um comentário