Sabemos que a alimentação adequada é a principal aliada para o controle da glicemia em pessoas com diabetes. Ela está ligada à saúde de nosso coração e de nossos vasos (artérias, veias e capilares), sendo fonte de micronutrientes, que são absorvidos por nosso organismo.
As gorduras são importantes alimentos que precisam ser consumidos diariamente para manter nossa saúde. Contudo, esse consumo deve ser realizado com cuidado. Existem 3 tipos de gorduras que requerem nossa atenção. A primeira delas são as gorduras insaturadas, em grande maioria de origem vegetal, encontradas na soja, milho girassol, canola e outros. Seu consumo ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom colesterol, o de alta densidade (HDL).
O segundo tipo são as gorduras saturadas encontradas em produtos de origem animal como leite, manteiga, carne, salsichas, além de bolos, chocolates e outros. O terceiro tipo de gordura são as gorduras trans, que podem ser encontradas naturalmente de carnes e leite, ou podem ser feitas artificialmente a partido da hidrogenação de óleos. Essas gorduras são encontradas principalmente em comidas ultra processadas como massas instantâneas, biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, bolos, chocolates e outros.
O consumo elevado e prolongado das gorduras saturadas e trans aumentam a lipoproteína de baixa densidade (LDL-c). Além disso, pode causar resistência à insulina, pressão arterial (pressão alta), estresse oxidativo, inflamação e reduzir níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL-c). Esses fatores favorecem à formação da placa aterosclerótica, aumentando o risco de mortalidade precoce por doenças do coração e da circulação sanguínea (doenças cardiovasculares) nos pacientes com diabetes.
Cientistas demonstram que o consumo de ácidos graxos poli-insaturados (ômega 3 e ômega 6) e ácidos graxos monoinsaturados (azeites e óleos vegetais) exercem efeitos protetores contra a progressão da placa aterosclerótica. Isso reduz o risco de doenças cardiovasculares. Dessa forma, uma alimentação balanceada é grande aliada para a pessoa com diabetes, o que contribui positivamente no autogerenciamento da condição.
Assim, vale enfatizar: existem gorduras boas e gorduras ruins. Não se esqueça de que mesmo as gorduras boas devem ser consumidas com moderação.
Comentários
Postar um comentário