Os transtornos alimentares são distúrbios caracterizados por alterações no comportamento alimentar que são acompanhados de problemas físicos e mentais. No caso da pessoa com diabetes, é comum a ansiedade em controlar os níveis de açúcar no sangue (glicemia), a fixação por uma alimentação mais saudável e a necessidade de controlar o peso corporal. Esses são alguns fatores que podem favorecer os transtornos alimentares.
Dentre os transtornos alimentares, os mais conhecidos são:
Anorexia nervosa: caracterizada por uma busca incessante pelo emagrecimento: a pessoa tem uma imagem corporal distorcida, apresenta medo extremo da obesidade e restringe muito o consumo alimentar, o que resulta em um peso corporal muito baixo. Esse problema começa mais frequentemente na adolescência e é mais comum em mulheres.
Bulimia nervosa: caracterizada pelo consumo rápido e repetido de grandes quantidades de alimentos (compulsão alimentar) seguido por tentativas de compensar o excesso de alimentos consumidos (por exemplo: praticando o jejum, exercício físico ou purgação (uso de laxativo). Esse problema é mais comum em adolescentes, adultos jovens e mulheres.
Transtorno da compulsão alimentar: trata-se de quando uma pessoa come muito mais alimentos do que precisa de uma única vez.
Diabulimia: transtorno alimentar que pode surgir na pessoa com diabetes tipo 1. Nesse transtorno, a pessoa intencionalmente reduz, pula ou deixa de aplicar propositadamente suas doses de insulina necessárias para controlar os seus níveis de açúcar no sangue, com o objetivo de perder peso. É mais comum nos pré-adolescentes, adolescentes e adultos jovens. Os principais sinais desse distúrbio são:
Humor triste;
Recusa em se alimentar nos horários adequados;
Resistência ao ato de aplicar insulina na frente de outras pessoas;
Baixa de energia.
Existe uma forma de prevenir ou tratar a diabulimia?
A educação em diabetes é fundamental para evitar os transtornos alimentares, pois com esse conhecimento é possível monitorar os níveis adequados de açúcar no sangue e controlar o peso corporal. A diabulimia tem cura e, por se tratar de um distúrbio psicológico e alimentar, deve ser tratada por uma equipe multidisciplinar com médicos, psicólogos e nutricionistas.
REFERÊNCIAS:
ATTIA, Evelyn. WALSH, B. Timothy. Anorexia nervosa. Manual MSD, 2020. Disponível em: < https://www.msdmanuals.com/.../transtorn.../anorexia-nervosa > Acesso em: jun. de 2020.
ATTIA, Evelyn. WALSH, B. Timothy. Bulimia nervosa. Manual MSD, 2020. Disponível em: <https://www.msdmanuals.com/.../transtorno.../bulimia-nervosa > Acesso em: jun. de 2020
DISTÚRBIOS alimentares e o diabetes. Clube do Diabetes, 2018. Disponível em: <https://clubedodiabetes.com/.../disturbios-alimentares-e.../> Acesso em: maio de 2018.
O DIABETES pode apresentar relação com transtorno alimentares. Sociedade Brasileira de Diabetes, 2020. Disponível em: < https://diabetes.org.br/coluna-verdadeiro-ou-falso-35-o...> Acesso em: setembro de 2020.
Comentários
Postar um comentário