Pular para o conteúdo principal

Você tem se exercitado durante a pandemia?

    A prática de exercícios físicos de forma estruturada e planejada melhora o condicionamento físico e a saúde. 

    O exercício físico é essencial na prevenção do diabetes tipo 2 e no tratamento de todas as formas de diabetes. Os benefícios incluem a redução da resistência à insulina e do risco de problemas do coração e da circulação sanguínea, a promoção do bem-estar, o controle do peso corporal, além do estímulo do sistema imunológico (sistema de defesa), a promoção de benefícios psicoafetivos, entre outros. 

    Mas como se exercitar diante da pandemia e do isolamento social? Uma boa opção é praticar exercícios em casa.

    Antes de iniciar a prática regular de exercícios é recomendado consultar um profissional de saúde e um educador físico para indicação adequada e individualizada de exercícios, de acordo com cada necessidade. Além disso, com relação ao diabetes, os cuidados ao exercitar-se são os mesmos ao praticar na academia ou na rua. Veja alguns cuidados:
  • Verificar o açúcar (glicose) no sangue antes do exercício e intensificar a verificação durante todo o dia;
  • Manter por perto sempre um carboidrato de absorção rápida para correção em caso de uma hipoglicemia. Por exemplo, na hipoglicemia leve, o correto é ingerir o equivalente a 15g de carboidrato simples (três balas macias, 3 sachês de mel, 150 ml refrigerante comum ou 1 colher de sopa de açúcar diluída em água). Mas lembre-se de que a quantidade de carboidratos vai depender dos valores de açúcar no sangue e da faixa etária. O ideal é seguir as recomendações do seu médico e nutricionista, bem como do educador físico;
  • Manter a hidratação durante o exercício físico;
  • Realizar a higienização das mãos e equipamentos antes e após o término da atividade.
    Além disso, é muito importante respeitar os seus limites. Caso você perceba qualquer desconforto como dor no peito, tontura, enjoo, vômitos, falta de ar, cansaço prolongado, entre outros, a prática de exercícios deverá ser interrompida. Se os sintomas persistirem, procure uma unidade de atendimento médica.
    E aí? Vamos começar?


                                    


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Glicose alta no sangue aumenta a vontade de fazer xixi?

Você sabia que o nosso corpo nos dá dicas importantes quando a nossa saúde não anda lá muito bem? Fome exagerada, que não passa mesmo depois de se alimentar, e vontade enorme de tomar água várias vezes durante o dia podem ser sintomas de diabetes. A pessoa que não sabe que possui diabetes, ou se esse é mal controlado, tem uma quantidade muito grande de açúcar (glicose) no sangue, que não foi “utilizado” (absorvido) corretamente pelo organismo, e que deve ser eliminado do corpo! Uma ótima maneira de eliminarmos todo esse açúcar do sangue é através do xixi. Mas, por que a pessoa com diabetes costuma urinar muito? Isso ocorre por causa da dificuldade dos rins de filtrar o açúcar do sangue, o que provoca uma grande perda de água do organismo. Como o corpo precisa repor esta água perdida, surge uma excessiva sensação de sede, o que é recebe o nome de polidipsia. Por isso, um dos primeiros sinais de que a pessoa pode estar com diabetes, ou está com dificuldades para controlar a doença, é a v...

Centro de Referência Diabetes nas Escolas de Diamantina