Pular para o conteúdo principal

Você sabe o que é periodontite?

 

    Já sabemos que cuidar da higiene da boca e visitar o dentista periodicamente são medidas importantes para garantirmos uma boa saúde bucal. Mas o que muita gente não sabe é que algumas doenças bucais podem prejudicar o controle do açúcar no sangue, comprometendo desta forma a saúde da pessoa que possui diabetes.

    A doença periodontal é a doença da boca de maior ocorrência na população. Ela acontece com maiores frequência e gravidade em pacientes com Diabetes Mellitus que na população geral. Ela se desenvolve, na maioria das vezes, quando descuidamos de nossa higiene bucal. A placa bacteriana, aquela sujeirinha que fica aderida à superfície dos dentes, provoca uma inflamação na gengiva deixando-a avermelhada e com sangramento. Essa condição é conhecida como gengivite.

    A gengivite é a forma mais comum da doença e afeta indivíduos em todas as idades, em maior ou menor extensão, podendo ser um sinal claro de pobre gerenciamento do diabetes. É ainda muito comum em crianças. A boa notícia é que o tratamento da gengivite é simples, centrado na remoção de placa bacteriana e educação com orientações para manutenção dos cuidados de higiene bucal diária. Daí a importância de visitarmos o dentista regularmente.

    Já a doença periodontal ou periodontite, é uma forma mais destrutiva da doença, e pode levar à perda do dente. Quando comparado à gengivite, seu tratamento é mais complexo e requer além do já descrito, a remoção da gengiva inflamada, para interromper o processo de destruição de estruturas da boca ao redor dos dentes. Em alguns casos, o uso de antimicrobianos e/ou a cirurgia podem ser necessários. O seu dentista saberá te orientar e realizar todos esses procedimentos.

    Mas, como essa doença tão comum pode prejudicar o controle da taxa glicose no sangue (glicemia) dos pacientes com diabetes? Os cientistas descobriram que altas quantidades de açúcar no sangue provocam uma resposta inflamatória excessiva e causa maior destruição nos tecidos ao redor do dente. Além disso, alguns cientistas acreditam que o tratamento periodontal pode ajudar o paciente a conseguir o bom controle glicêmico do diabetes tipo 2. Por isso, o diabetes é um fator de risco para o desenvolvimento da doença periodontal e o controle dessa doença, pode ajudar a alcançar um melhor nível de açúcar no sangue em pessoas que possuem diabetes.
    Você sabia que o controle da glicemia é o fator mais importante para se determinar o risco de se ter periodontite severa em indivíduos com diabetes tipo 2 e que adultos com mau controle glicêmico apresentam quase três vezes mais chances de desenvolver periodontite severa do que aqueles sem diabetes?

    Em média, adultos com diabetes perdem cerca de duas vezes mais o número de dentes do que aqueles sem diabetes A perda de dentes é sério problema de saúde pública, devido a seus efeitos negativos sobre a qualidade de vida, como resultado de efeitos significativos na saúde. A perda da função de mastigar em consequência da ausência de dentes devido à periodontite severa pode prejudicar a nutrição, uma vez que podem alterar seus hábitos alimentares e promover, assim, maior adição de carboidratos e gorduras e menor consumo de frutas e vegetais; e, de forma indireta, podem influenciar o controle do diabetes.

    E cá entre nós, ninguém quer ter um sorriso banguela, não é mesmo? Bem, agora que você já sabe da importância da saúde da boca e necessidade de visitar regular o dentista, vamos relembrar algumas informações importantes:
1. O diabetes é um dos principais fatores de risco associados a periodontite;

2. Pessoas com diabetes apresentam maior destruição periodontal e maior perda de dentes;

3. O risco para que a periodontite ocorra aumenta com pobre controle do açúcar no sangue em pessoas com diabetes.

4. A presença de periodontite pode dificultar o controle da do açúcar no sangue em pessoas com diabetes;

5. O tratamento periodontal pode contribuir para menores taxas de açúcar no sangue em quem possui diabetes tipo 2;

6. O tratamento adequado da periodontite é capaz de interromper o processo de destruição das gengivas, controlar a infecção ao redor dos dentes, manter as funções dos dentes e evitar a sua perda;

7. É fundamental que as pessoas com diabetes sejam orientadas por profissionais de saúde quanto a possibilidade de desenvolverem periodontite e perda dentária, e da necessidade de receberem orientações do seu dentista para o correto diagnóstico e tratamento preventivo/curativo.

Fontes: SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES (SBD). Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2019-2020). São Paulo: AC Farmacêutica, 2019.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Glicose alta no sangue aumenta a vontade de fazer xixi?

Você sabia que o nosso corpo nos dá dicas importantes quando a nossa saúde não anda lá muito bem? Fome exagerada, que não passa mesmo depois de se alimentar, e vontade enorme de tomar água várias vezes durante o dia podem ser sintomas de diabetes. A pessoa que não sabe que possui diabetes, ou se esse é mal controlado, tem uma quantidade muito grande de açúcar (glicose) no sangue, que não foi “utilizado” (absorvido) corretamente pelo organismo, e que deve ser eliminado do corpo! Uma ótima maneira de eliminarmos todo esse açúcar do sangue é através do xixi. Mas, por que a pessoa com diabetes costuma urinar muito? Isso ocorre por causa da dificuldade dos rins de filtrar o açúcar do sangue, o que provoca uma grande perda de água do organismo. Como o corpo precisa repor esta água perdida, surge uma excessiva sensação de sede, o que é recebe o nome de polidipsia. Por isso, um dos primeiros sinais de que a pessoa pode estar com diabetes, ou está com dificuldades para controlar a doença, é a v...

Centro de Referência Diabetes nas Escolas de Diamantina