Você sabia que sentir muita fome e sede, ter vontade de urinar várias vezes ao dia, perder peso rapidamente e sentir-se fraco, sem causas conhecidas, podem ser alguns dos sintomas do diabetes?
A perda de sono, nervosismo, mudança de humor e cansaço também podem indicar diabetes, e facilmente serem confundidos com outras condições como o estresse.
Além destes sintomas, fique atento se você ou alguém de sua família sentir náuseas, vômitos, sudorese, palidez, visão embaçada, tremores, tonturas, confusão mental e até desmaio ou convulsão!
Formigamento nas mãos e pés, demora na cicatrização de feridas, alterações no hálito e infecções frequentes na bexiga, rins, gengivas e pele também podem ser sintomas do diabetes ou indicar o mal controle desta doença, se você já tem diagnóstico de diabetes!
Quando a pessoa não sabe que possui diabetes ou está com o diabetes descontrolado, pode apresentar mau hálito, com odor semelhante ao cheiro de maçã podre (hálito cetônico).
Lembre-se que nem todos os sintomas são específicos e podem ser confundidos com outras condições ou doenças!
Todos estes sintomas acontecem por causa da diminuição ou da falta da produção de insulina e da dificuldade em realizar sua função! Os sintomas podem ocorrer também na fase de tratamento do diabetes em que estão sendo ajustados as doses de medicamentos orais e da insulina, do novo plano alimentar ou até mesmo do tipo de exercício físico realizado no controle do diabetes!
E agora uma dica muito importante! Alguns sintomas podem demorar a aparecer, e outros podem ser leves e até ausentes em muitas pessoas. Portanto, se perceber algum deles, sem outros motivos ou doenças, procure um serviço de saúde perto de você. Quanto mais cedo ocorrer o diagnóstico do diabetes, mais rápido você poderá agir para continuar saudável!
Comentários
Postar um comentário