A obesidade infantil é considerada uma epidemia mundial que atinge crianças e adolescentes e que leva a vários problemas à saúde, incluindo o diabetes tipo 2 e a hipertensão arterial (a pressão alta).
O diabetes tipo 2 era muito relacionado com a idade avançada (adultos e idosos), mas, infelizmente, é crescente o número de casos desse tipo na população infantil. A obesidade é a principal causa dessa do diabetes tipo 2.
O número de crianças que convivem com o excesso de peso deve aumentar cada vez mais nos próximos anos se nada for feito para mudar essa realidade. Mesmo que a criança tenha predisposição genética para a obesidade, é preciso observar, com muita atenção, os hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos. Isso é importante porque a má alimentação e o sedentarismo (falta ou ausência de atividades físicas) poderão ser atitudes que levarão ao sobrepeso, à obesidade e ao diabetes tipo 2.
Diante do sobrepeso e da obesidade, é necessário tomar alguns cuidados. Vale lembrar que o diabetes tipo 2 é uma doença silenciosa, que apresenta sintomas leves no início e que evolui de forma lenta, podendo levar anos até um diagnóstico definitivo. Alguns sintomas mais comuns do diabetes incluem: muita sede, urina em excesso, muita fome, cansaço e desânimo. Se eles forem leves, o diabetes pode não ser detectado, causando prejuízos graves à saúde.
Combater a obesidade e o diabete tipo 2 em crianças ou adultos exige um estilo de vida mais saudável, incluindo uma alimentação adequada e a prática regular de exercícios físicos. É importante levar a criança ou o adolescente ao nutricionista para avaliação e elaboração de um plano alimentar individualizado, de acordo com as necessidades de cada um. Alguns casos de sobrepeso e de obesidade necessitam do uso de medicamentos prescritos pelo médico. Mas esse quadro pode ser evitado com bons hábitos de vida, um plano alimentar elaborado por um nutricionista e a prática de exercícios físicos regulares, orientados por um educador físico ou um fisioterapeuta.
Recomenda-se uma mudança gradual nos hábitos alimentares de toda a família, para que a criança tenha bons exemplos a serem seguidos, tanto em casa quanto na escola.
As escolas que recebem o selo ‘Escola Amiga do Aluno com Diabetes’ trabalham com o Projeto Diabetes nas Escolas e são grandes parceiras na promoção de hábitos de vida mais saudáveis para os alunos e seus familiares. Por isso, acompanhe as orientações dadas e as atividades do projeto.
Comentários
Postar um comentário