De um modo geral, podemos dizer que glicemia representa a quantidade de açúcar presente no sangue. Mas o que isso quer dizer?
Para um bom funcionamento do nosso corpo, as células que o compõem precisam de energia. Essa energia é derivada dos açúcares presentes nos alimentos. Esses açúcares consumidos nos alimentos são transferidos para dentro das células por uma substância bastante conhecida: a insulina. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas.
Quando o pâncreas não trabalha muito bem e não produz insulina suficiente, pode ocorrer um aumento dos níveis de açúcar no sangue. Esse aumento dos níveis de açúcar no sangue é conhecido como hiperglicemia e caracteriza uma doença muito conhecida: o diabetes mellitus (DM).
Você já ouviu dizer que a pessoa com diabetes urina várias vezes? Pois é, quando a taxa de glicose está aumentada no sangue, o açúcar é eliminado na urina, fazendo a pessoa urinar muitas vezes. Assim, o corpo perde água e a pessoa fica com muita sede.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a hiperglicemia é o terceiro fator, em importância, da causa de mortalidade prematura. É superada apenas por pressão alta (hipertensão arterial) e tabagismo. Por isso é tão importante conhecer e controlar a glicemia!
Comentários
Postar um comentário