Na ceia de Natal e nas festividades de final de ano, é comum as pessoas se excederem com a alimentação. Com a pessoa com diabetes não é diferente!
Assim, nossa orientação para essa época é que a pessoa com diabetes curta as festividades de final de ano com alegria e aproveite as comidas com segurança. Para isso, é necessário que faça um planejamento e opte por preparações saudáveis e criativas, com harmonia de sabores e cores. Algumas sugestões para essa época seguem abaixo:
- Como opções de entrada, dê preferência às saladas cruas e cozidas. Para ficarem mais saborosas, acrescente nozes, castanhas, linhaças ou gergelim.
- Para o tempero das saladas, substitua a maionese por molhos especiais com produtos naturais, como iogurte desnatado e orégano ou molhos a base de limão, alho e azeite.
- Para o prato principal, além do peru, de natal outra opção pode ser pescado assado (bacalhau, sardinhas, salmão dentre outros). No acompanhamento desse prato, uma boa opção pode ser farofa de aveia, lentilhas ou grão de bico.
- Para a sobremesa, sugerimos receitas à base de frutas frescas ou secas. Para os amantes de panetone, recomendamos os diets: eles podem ser consumidos no café da manhã ou no horário dos lanches substituindo os pães ou até mesmo sendo consumido com sorvete diet.
- É importante destacar que o consumo desses produtos deve ser nas mesmas quantidades do plano alimentar. Em caso de consumo excessivo, a correção da glicemia pode ser realizada com a insulina ultrarápida. Por isso, é importante sempre monitorar sua glicemia e seguir as orientações de acordo com a prescrição do seu médico.
- Evite o excesso de bebidas alcoólicas, pois podem causar hipoglicemias severas. Para os que não resistem, não o faça em jejum e procure não ultrapassar duas doses se for homem ou uma dose se for mulher. Lembramos que uma dose equivale a 1 cálice de vinho de 150ml OU 1 lata de cerveja de 350ml OU 1 medida whisky de 50ml.
Comentários
Postar um comentário