Pular para o conteúdo principal

A família e o diabetes

Quando uma pessoa recebe a notícia que possui diabetes, a sua rotina e a de sua família passa por grandes modificações.

Essas mudanças incluem o uso de medicamentos orais, insulina e monitoração do açúcar no sangue (glicemia), bem como adequação da alimentação, prática regular de atividade física e estilo de vida mais saudável. Além disso, os custos com os tratamentos, os desafios encontrados na escola pelo aluno com diabetes, ou do adulto no trabalho, podem afetar negativamente a rotina familiar.

Assim, o apoio familiar de forma a estimular o autocuidado é capaz de promover influências positivas no tratamento do diabetes. Estudos recentes evidenciam que a contribuição de membros da família de crianças, adolescentes, adultos ou idosos com diabetes podem contribuir com a melhoria do controle glicêmico e do gerenciamento do diabetes.

Seja você pai, irmão ou outro membro da família, seu apoio pode fazer toda a diferença na saúde do seu familiar que possui diabetes. Em muitos momentos, sua presença pode ser o único apoio de que ele necessita.

Que tal fazer sua parte?

Fonte: A família e o diabetes. Sociedade Brasileira de Diabetes – SBD (2018).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Glicose alta no sangue aumenta a vontade de fazer xixi?

Você sabia que o nosso corpo nos dá dicas importantes quando a nossa saúde não anda lá muito bem? Fome exagerada, que não passa mesmo depois de se alimentar, e vontade enorme de tomar água várias vezes durante o dia podem ser sintomas de diabetes. A pessoa que não sabe que possui diabetes, ou se esse é mal controlado, tem uma quantidade muito grande de açúcar (glicose) no sangue, que não foi “utilizado” (absorvido) corretamente pelo organismo, e que deve ser eliminado do corpo! Uma ótima maneira de eliminarmos todo esse açúcar do sangue é através do xixi. Mas, por que a pessoa com diabetes costuma urinar muito? Isso ocorre por causa da dificuldade dos rins de filtrar o açúcar do sangue, o que provoca uma grande perda de água do organismo. Como o corpo precisa repor esta água perdida, surge uma excessiva sensação de sede, o que é recebe o nome de polidipsia. Por isso, um dos primeiros sinais de que a pessoa pode estar com diabetes, ou está com dificuldades para controlar a doença, é a v...

Centro de Referência Diabetes nas Escolas de Diamantina